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Dica de crescimento: o que dizem especialistas que são referência na área

25 April 2017   |   by Jay Benjamin   |   Design, Branding
Dica de crescimento: o que dizem especialistas que são referência na área

Confira o que dizem especialistas em crescimento e inspire-se nas palavras de quem já tem experiência na área.

No mundo corporativo, nunca se falou tanto em estratégias de crescimento. Com a explosão do marketing digital aliado às vendas, geração de leads e retenção de clientes, é cada vez mais importante que as empresas definam uma metodologia própria, adequada às suas dores e potenciais. 

Nada melhor do que começar a dominar o assunto inspirando-se em quem já tem experiência na área.

Dicas especialistas em estratégias de crescimento 

Neste artigo, elencamos ensinamentos de especialistas em alavancagem de negócios para você conferir.

 

1. Sean Ellis e Morgan Brown

No livro Hacking Growth, Ellis e Brown apontam que, para sobreviver à disrupção, todas as empresas devem elaborar uma estratégia de growth hacking. Sean Ellis é nada menos do que fundador desse termo, sendo um dos responsáveis pelo sucesso de empresas como Dropbox e LogMeIn. 

“Atualmente, toda empresa - da startup mais intrépida à mais bem-estabelecida das organizações - precisa se valer do growth hacking. É isso, ou arriscar ser superada por uma concorrente que usa o método”, apontam. 

O que os autores querem dizer é que, independente de você ter uma empresa pequena ou grande, tradicional ou moderna, a estratégia de crescimento sempre poderá se adaptar às características do seu negócio.

 

2. Joi Ito

https://www.youtube.com/watch?v=VsjTVGIw4z8  

Nessa palestra do TED Talks, Joi Ito fala sobre um tipo de inovação que parte de baixo pra cima e diz que as empresas devem focar suas atenções no “agora”. É preciso, segundo o diretor do Laboratório de Mídia do MIT, atentar para tudo o que está acontecendo ao seu redor.

Ito aponta que os empreendedores devem fazer algo simples: “Acho que é preciso parar essa noção de que você precisa planejar tudo, estocar tudo e estar totalmente preparado, e sim focar em estar conectado, sempre aprendendo, totalmente consciente e super presente”.

 

3. Tiago Mattos

http://channel.hbrbr.com.br/video/como-ser-uma-empresa-de-crescimento-exponencial-hbr-brasil-week 

Em uma entrevista à revista Harvard Business Review Brasil, o co-fundador da escola Perestroika reflete sobre as métricas que são, de fato, importantes para as novas empresas. Segundo Mattos, hoje é preciso mensurar fatores como impacto, felicidade e grau de horizontalização de uma corporação. 

Na visão do especialista, há um conjunto de métricas mais adequada conforme a cultura da empresa. Mas aquelas clássicas - número de funcionários, escritórios, faturamento e lucro - são, de acordo com Mattos, mais voltadas à economia clássica do que à nova economia. “Medir só isso não está totalmente de acordo com o contexto atual”, salienta. 

E você, já refletiu sobre as métricas que analisa em sua empresa?

 

4. Philip Kotler e Milton Kotler

Os autores do livro Marketing de Crescimento atentam para o crescimento a partir do marketing, considerando a revolução digital como pano de fundo. Segundo eles, é preciso compreender esse novo cenário, que rompeu com muitas empresas tradicionais, além de tornar os clientes em reis. 

E uma das dicas que os especialistas mencionam é sempre monitorar concorrentes imediatos. Mas não só isso. As empresas devem “prestar a mesma atenção a competidores que podem surgir numa garagem, com um novo produto ou um modelo de negócios empolgante - algo que ofereça preços mais baixos, qualidade superior e conveniência sem igual”.

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