The world's mostpowerful website builder.

7 dicas para aprimorar a escrita

25 April 2017   |   by Jay Benjamin   |   Design, Branding
7 dicas para aprimorar a escrita

Focar no conteúdo de qualidade e na clareza é essencial na hora de escrever textos para blog

Se você ainda é novo no marketing digital, pode ser difícil começar a produção de textos para blog do zero. Apesar disso, mesmo sendo uma atividade desafiadora, é possível aprimorar a escrita e se tornar mais interessante aos olhos do leitor. Lembre-se de que é possível promover uma marca a partir do conteúdo. Mas, para isso, ele precisa ter qualidade!

Então, fica a dica da Impulso: estas 7 mudanças simples são de grande valia para aprimorar a escrita:

1) Prefira frases curtas

Uma dica para quem está começando no universo da escrita é eliminar as frases centopeicas. As chances de perder a linha de pensamento com construções longas são altíssimas. De quebra, você ainda pode perder o leitor! Então, a dica de ouro é apostar em composições que expressam apenas uma ideia. Quando a frase chega a duas ou três linhas, já é hora de partir para outra.

2) Parágrafos curtos também são mais fáceis

Vamos lá: uma vez que o seu blog será virtual, você precisa adaptar os textos de modo que sejam legíveis em telas digitais. E, como ler nesses dispositivos pode ser mais cansativo, é necessário facilitar a navegação do leitor. Parágrafos muito extensos vão contra essa ideia, porque embaralham a leitura rápida que, geralmente, é desenvolvida nos blogs. Por isso, privilegie parágrafos curtos ?— como esse que você acabou de ler.

3) Conectores são seus melhores amigos

Outro diferencial para escrever bem é saber usar adequadamente os conectores frasais. Tratam-se de expressões que articulam palavras e frases do texto. São elas que indicam relações entre as ideias apresentadas. Para relacionar informações diferentes, por exemplo, a língua portuguesa dispõe de vários termos: entretanto, porém, mas, por outro lado, apesar disso. Já para acrescentar ideias, há várias opções: além disso, ademais, também, e. Vale relembrar as aulas de gramática e retomar os conectores, uma vez que eles são essenciais para a coesão e compreensão textual.

4) Menos é mais

Não é preciso usar as palavras mais rebuscadas do dicionário para escrever um bom texto. Afinal, a linguagem difícil pode ser uma barreira entre o seu blog e o leitor. Portanto, aposte na simplicidade e veja sua escrita se tornar mais acessível aos diferentes públicos.

5) Converse com o leitor

Na internet, é possível fazer dos textos para blog uma conversa com os leitores. No momento em que você se direciona a quem está do outro lado da tela, certamente, o engajamento é maior. Dessa forma, a pessoa que consome a informação se sente mais implicada por ela.

6) Leia o seu texto

Não publique um texto sem antes reler. E reler de novo. Reler pela terceira vez depois uma pausa para o descanso. Isso ajuda a enxergar erros que antes passaram despercebidos pelo fato de você estar compenetrado no texto. Outra dica: se possível, peça para que outras pessoas também confiram o conteúdo antes de lançá-lo no blog.

7) Leia muito

O maior segredo para escrever bem não é novidade para ninguém. Leia o máximo possível. Livros, revistas, blogs, jornais ?— se duvidar, até bula de remédio. Só assim você adquirirá repertório de leitura. E acredite: ele é fundamental para qualquer pessoa que deseja se aventurar na escrita.

Conheça a Impulso

Gostou desse conteúdo? Se você está precisando aumentar a audiência do seu blog, nossos especialistas estão aptos para te ajudar com isso. E sempre que precisar, retorne ao nosso blog para aprender mais sobre estratégias de crescimento. 

Comentarios
Você tem uma oportunidade e quer falar com a gente?