The world's mostpowerful website builder.

Sua startup cresce a partir da inovação? Saiba como fomentar novas ideias no negócio

25 April 2017   |   by Jay Benjamin   |   Design, Branding
Sua startup cresce a partir da inovação? Saiba como fomentar novas ideias no negócio

Inovação deve ser um dos pilares da estratégia de crescimento para startups

Sua startup fomenta a inovação por meio de colaboração na equipe? Se o objetivo do seu empreendimento é alcançar o crescimento, então, faça a si mesmo essa pergunta. Afinal, dar espaço a novas ideias no ambiente de trabalho contribui na resolução de gaps no negócio e na melhoria de produtos, serviços e processos.

Portanto, se a sua resposta para a pergunta anterior for não, siga com a leitura deste texto. Aqui elencamos algumas maneiras de propiciar o crescimento a partir da inovação no negócio.

Inovação depende do líder

Em uma startup, a vantagem é que o ambiente já é mais voltado à troca de ideias. Mas isso não é suficiente para, de fato, implementar uma cultura de inovação. Antes de demandar a criatividade dos colaboradores da empresa, livre-se das próprias barreiras em relação a mudanças. O importante é usar o clima da startup ao seu favor. Portanto, pense na inovação como o motor para o crescimento.

Em um artigo da revista Entrepreneur, Ric Kelly ressalta que a inovação só flui quando as pessoas sentem-se curiosas e à vontade para expressarem ideias. E isso depende da atitude do líder: se ele somente questionar as ideias, tentando manter as coisas no mesmo caminho, a inovação não ocorrerá. O que fazer então? Segundo o autor, quem exerce o cargo de lideraça deve encarar o diálogo como a chave para a inovação, além de encorajar o compartilhamento de ideias.

Como fomentar a troca de ideias

A partir do momento em que você adota uma postura aberta à inovação na startup, é hora de colocar em prática o fluxo de ideias entre as pessoas. O benefício disso é que, a partir dessa troca, podem surgir maneiras eficientes de aprimorar algum processo da empresa ou até mesmo solucionar um problema. O crescimento, portanto, surge como consequência.

Uma maneira interessante de fomentar a inovação é desenvolver sessões regulares de brainstorming. Trata-se de reunir os colaboradores em prol da resolução de um problema. A proposta é fazer uma conversa informal, em que até mesmo ideias sem sentido são válidas. Isso estimula a mente a ser mais criativa, abrindo espaço para visões que, de início, não pareciam originais. Depois, é importante fazer uma seleção dos melhores conceitos, avaliar possibilidades e criar planos de ação.

Mas nada disso ocorre se a equipe da sua startup não for multidisciplinar. Por isso, o ideal é que os colaboradores possuam diferentes áreas de especialização. Assim, é possível reunir esforços direcionados a um mesmo objetivo, com cada funcionário contribuindo de formas diferentes.

Além disso, é essencial permitir grau de autonomia entre os colaboradores, pois isso aumenta a produtividade e a satisfação em relação ao trabalho. Lembre-se disto: a inovação está diretamente ligada à capacidade de tomada de decisões por parte dos funcionários. Portanto, nada de controlar as ações em excesso!

Com essas dicas em prática, será mais fácil criar um ambiente que privilegia a inovação em sua startup. E, com isso, as chances de crescimento para o seu negócio serão cada vez maiores!

Conheça a Impulso

Gostou desse conteúdo? Se você está precisando aumentar a audiência do seu blog, nossos especialistas estão aptos para te ajudar com isso. E sempre que precisar, retorne ao nosso blog para aprender mais sobre estratégias de crescimento. 

Comentarios
Você tem uma oportunidade e quer falar com a gente?