The world's mostpowerful website builder.

10 dicas rápidas e eficientes para criar uma estratégia de crescimento

25 April 2017   |   by Jay Benjamin   |   Design, Branding
10 dicas rápidas e eficientes para criar uma estratégia de crescimento

Elencamos 10 dicas rápidas que você precisa conhecer se quiser criar uma estratégia de crescimento para o negócio.

Criar uma estratégia de crescimento contínuo é uma tarefa que requer planejamento. Pense nesse processo como uma engrenagem: todos os motores devem funcionar plenamente e em harmonia para um resultado bem-sucedido. 

Quanto mais potente for a estratégia, mais a seu negócio será impulsionado. Neste texto, trazemos alguns insights importantes para que você elabore uma estratégia de crescimento na sua empresa. 

Como criar uma estratégia de crescimento 

Lembre-se de que a criação de uma estratégia de crescimento vai desde o planejamento à análise dos resultados alcançados. Elencamos abaixo dez dicas rápidas que você pode colocar em prática a partir de agora. 

1. Faça um planejamento

O primeiro passo é desenhar um escopo da estratégia. Ou seja, você deve elaborar um plano de crescimento, detalhando quais ações serão feitas e quais são os resultados que serão perseguidos. Defina, além disso, os estágios da caminhada de impulsionamento. 

2. Invista em growth hacking

O growth hacking é um pilar importante da estratégia de crescimento e é cada vez mais utilizado pelas empresas. O método consiste em gerar ideias de melhorias no negócio e no produto, fazer experimentações a partir delas e analisar as métricas obtidas a partir dos testes.

3. Valorize a inovação

A inovação é uma propulsora do crescimento. Por isso, sua empresa deve abrir espaço para o confronto de ideias, encorajando os colaboradores a sugerirem elementos novos. E como chegar até a inovação? O growth hacking torna isso muito mais fácil. 

4. Potencialize o marketing digital

Empresas que desejam crescer precisam, necessariamente, ter presença digital. É dessa forma que se torna possível criar relacionamento com o cliente, obter leads e ampliar vendas. Por isso, elabore uma estratégia de marketing, incluindo recursos como redes sociais, blog corporativo e e-mail marketing, por exemplo.

5. Tenha uma equipe engajada

O time de colaboradores da empresa precisa ser multidisciplinar. Ou seja, os profissionais devem ter formação em diferentes áreas para que, juntos, possam criar soluções criativas para o negócio. Para uma atuação eficiente, é preciso ter integração e engajamento entre a equipe. 

6. Encontre seu diferencial

Ter em mente qual é o diferencial competitivo do empreendimento é fundamental para crescer. Para isso, você deve mapear pontos fortes fracos do negócio, oportunidades do mercado e diferenças em relação aos concorrentes. Assim, é possível identificar as peculiaridades que tornam a sua empresa única. 

7. Gerencie processos

Não existe crescimento sem que a empresa desenvolva os processos de trabalho com eficiência. Por isso, é preciso gerenciar os projetos e atividades. 

8. Analise dados do mercado

Para criar uma estratégia de crescimento, você também deve manter-se atualizado em relação ao mercado. Isso significa analisar dados, avaliar o cenário, dar uma espiada no que a concorrência está fazendo para se destacar. 

9. Gerencie o risco

O crescimento depende, em parte, do grau de inovação que o seu negócio apresenta. Por isso, nada mais justo do que ter uma metodologia de gerenciamento de risco - para proteger sua empresa mesmo quando os experimentos não alcançarem os resultados almejados. 

10. Mensure resultados

Você só poderá avaliar o crescimento de sua empresa se mensurar os resultados de suas ações. E, para isso, é preciso coletar dados durante todos os estágios do processo. 

 

Comentarios
Você tem uma oportunidade e quer falar com a gente?