Quer aumentar a audiência do seu blog corporativo? Neste artigo, elencamos 6 dicas ótimas para você atrair mais tráfego para o site da sua empresa.
Aumentar a audiência do blog corporativo é um desafio constante da construção de uma presença online. Afinal, hoje esse instrumento é um canal direto com o público. É, portanto, um dos pilares por meio do qual você pode criar um relacionamento com o consumidor e, sobretudo, tornar-se relevante para ele.
Mas como, de fato, aumentar a audiência do seu blog corporativo? Elencamos seis dicas para que você consiga alavancar a taxa de leitura de seus artigos – o que te leva a converter mais leads e, consequentemente, ampliar as vendas de sua empresa.
6 dicas para aumentar a audiência do blog
Primeiro você deve ter em mente que a melhor forma de aumentar a audiência do blog é aliar duas estratégias principais: conteúdo de qualidade e otimização nos mecanismos de busca. Para facilitar a compreensão, abaixo desmembramos essas vertentes em seis dicas.
1. Produza bom conteúdo
Seu blog só será relevante para o leitor se o conteúdo tiver qualidade. Isso significa que você deve elaborar ideias genuínas, que diferenciam-se de tudo que já está disponível na internet. Utilize sua expertise na área e dê exemplos práticos para auxiliar o público a compreender o assunto.
Lembre-se de que o blog deve oferecer valor e soluções para as dúvidas e problemas do leitor. Ensine a ele algo que traga resultados reais na prática.
2. Aposte na multimídia
Estamos em plena era digital e, portanto, seu conteúdo deve utilizar diferentes recursos: áudio, foto, texto, vídeo, infográfico. Oferecer um material multimídia ao leitor faz com que seu blog se destaque. Mas claro, isso deve ser feito com qualidade.
Para isso, é importante questionar-se: como essa informação pode ser transmitida da maneira mais fácil e atrativa para o leitor?
3. Mantenha periodicidade
Escreva para o blog com regularidade para aumentar a audiência. Manter a página com conteúdo fresco a cada semana é um convite para que o leitor volte ao site. Portanto, é importante que você defina uma periodicidade para liberar o conteúdo. Se o objetivo for postar dois artigos semanais, foque no seu cronograma para dar conta da produção.
4. Utilize técnicas de SEO
Se você já tem um blog corporativo, é provável que já tenha ouvido falar em SEO – Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de estratégias para otimizar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca da internet, como o Google.
Com uma boa aplicação de SEO, seu blog alcança as primeiras páginas das buscas nesses mecanismos, tornando-se uma autoridade na área. E isso gera mais tráfego orgânico para a sua página.
Por isso, utilize todos os recursos disponíveis, como uso de palavras-chave, link building e meta description. Dedique-se a estudar SEO, porque, sem dúvidas, ele é crucial para aumentar a audiência dos blogs.
5. Faça e-mail marketing
Outro mecanismo que permite redirecionar o leitor até o blog é o e-mail marketing. Para isso, você deve ter um mailing, mas atenção: não vale comprar lista de contatos. Tudo deve ser feito de maneira orgânica.
Direcione suas campanhas de marketing para sua base de contatos, sempre adicionando links que levem os usuários a materiais criados pela sua empresa. O intuito é construir um relacionamento com o leitor e captar leads para o negócio. Que tal incluir e-books sobre um assunto específico, ou um resumo mensal dos melhores artigos do blog por meio de uma newsletter?
6. Compartilhe o conteúdo
Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais da sua empresa. Essa também é uma forma orgânica de levar o leitor até o seu blog. Para isso, crie chamadas atrativas e fique atento ao feedback dos usuários.
Gostou desse conteúdo? Se você está precisando aumentar a audiência do seu blog, nossos especialistas estão aptos para te ajudar com isso. E sempre que precisar, retorne ao nosso blog para aprender mais sobre estratégias de crescimento.