É fato: Qualquer estratégia de marketing digital eficaz considera a geração de tráfego qualificado na web como forma de aumentar o número de conversões ou clientes. E você tem todo direito de se perguntar o porquê. Mas a resposta é simples. Quanto mais pessoas você reunir, mais pessoas descerão no seu funil de vendas. É elementar.
Mas vale identificar as diferenças entre aquelas milhares de pessoas que visitam seu perfil e nenhuma se torna cliente, e algumas centenas que trazem uma porcentagem significativa de compradores. Do contrário, você estará acumulando estatísticas sem nenhum valor para sua empresa.
Daí a importância de buscar tráfego qualificado no meio digital, e não apenas tráfego.
E quando a gente fala em “qualificado”, estamos nos referindo que quem visita seu site, seu perfil ou uma de suas landing pages está procurando os produtos, serviços ou as informações que você oferece nessas mídias.
Quanto impacto o tráfego qualificado pode ter em sua estratégia geral de marketing digital? Podemos exemplificar o quanto isso representa utilizando como case um negócio de varejo que buscou a IMPULSO.
Authentic Boardshop e sua estratégia de tráfego e performance
A Authentic Boardshop é uma loja que vende roupas e acessórios voltados ao mundo do skate. Situada em Novo Hamburgo, o estabelecimento conta com outras filiais pelo interior do Rio Grande do Sul.
A ideia da empresa era conseguir mais mensagens em suas redes sociais de leads qualificados. E a gente entende que trabalhar uma estratégia de tráfego qualificado é gerar mais oportunidades de conversão. E foi assim que aconteceu.
A média mensal era de 40 mensagens de potenciais clientes. Com a estratégia em prática, no primeiro mês chegaram 250 mensagens qualificadas, o que seguiu aumentando para, num terceiro mês, chegar à marca das mil mensagens.
E o mais interessante é que estes números foram alcançados com a mesma verba investida antes de iniciarmos a estratégia. Inclusive, o valor inicialmente utilizado passou por uma redução nos últimos meses. Ou seja, foram resultados cada vez melhores ao longo do tempo, enquanto os gastos foram reduzidos.
Os motivos principais para um negócio buscar tráfego qualificado é, obviamente, o aumento das vendas. Afinal, a principal função do de um comércio é vender, certo? Mas é nesse momento que se concretiza uma grande estratégia.
Você deve estar curioso, querendo entender como é que fizemos isso. Bom, vamos começar com um exemplo simples. Imagine que você atrai um homem para um anúncio que ofereça batons. Há probabilidade de uma conversão, mas realmente é muito pequena.
Agora, se além de oferecer o batom, o anúncio traz perfumes masculinos, produtos para barbear, entre outros itens, as chances de converter já aumentam significativamente. E não precisamos nem explicar o porquê.
Organizando a campanha
A Authentic Boardshop não possui e-commerce. Por isso, escolhemos uma estratégia de mensagens. Um trabalho que desmistifica a necessidade de uma loja virtual para vender online. Sim, é possível vender, e muito, mesmo sem um site.
Inicialmente, identificamos que o negócio oferecia apenas anúncios de um único produto. E como vimos antes, independente do que é oferecido, as chances de “acertar o alvo” são bem reduzidas. O que muda de figura quando se reúnem diversos produtos em um único anúncio.
E diversificar os produtos oferecidos, como vimos no exemplo anterior, é ampliar as chances de conversões. E assim foi feito. Essa primeira fase envolveu uma organização da campanha, baseando-nos na premissa de que um grupo de produtos é mais fácil de vender do que um item avulso.
Outra tarefa que é um dos pilares do sucesso da estratégia é o mapeamento do público para esse nicho de mercado. Aqui, seguimos os potenciais clientes através de seus interesses, mapeando colégios, faculdades, pistas de skate, entre outros espaços. Ou seja, os produtos eram oferecidos para quem realmente tem interesse.
Claro, não se trata de uma estratégia de tráfego fácil ou simples. Mas vale lembrar que a segmentação geolocalizada e por interesses pode ser vista como parte essencial da “mágica” que faz tudo acontecer. Sem dúvida, um recurso altamente eficaz.
Acenando para a pessoa certa
As estratégias mais eficientes para gerar tráfego qualificado sugerem um investimento para cada clique de um cliente em potencial. Então, se você pagar por cada visitante que acessa seu anúncio e nenhum deles fizer uma compra, você perde tempo e dinheiro que poderia ter investido em qualquer outra coisa.
Por outro lado, se você obtiver tráfego qualificado que se transforme em vendas, poderá esperar um rápido retorno dos seus investimentos. Com esse retorno, você pode iniciar uma nova e aprimorada campanha que atinge mais pessoas e traz ainda mais e novos retornos para sua empresa.
Voltando os esforços tanto para novos clientes, como para quem já é consumidor, foi possível trilhar o caminho mais adequado. Uma solução assertiva, desenvolvida sobre produtos de qualidade e a preços competitivos, somada a boa experiência fornecida pela loja a quem realiza uma compra.
Moral da história, você deve tentar impactar e atrair pessoas que tenham certas características ou comportamentos em relação a determinados produtos e serviços, para garantir que sua oferta, tanto produto quanto conteúdo, esteja alinhada com suas necessidades.
Se você fizer isso, você manterá seu público satisfeito. Esta satisfação irá gerar visitantes regulares, que por sua vez contribuem para a reputação da sua marca. Em um determinado momento, a fidelidade que eles têm à sua marca os converte em promotores de seus produtos ou serviços.
As pessoas desenvolvem confiança em torno daquilo que lhes é familiar. E isso não se aplica exclusivamente às pessoas. Acontece também com marcas, lugares, instituições e experiências.
É possível que uma pessoa tenha que interagir várias vezes com sua marca para realizar a primeira compra ou contrato de serviço. No entanto, é bem possível que, se você atingir um certo grau de satisfação, os clientes prefiram comprar novamente esse produto.
Se identificou com esse case? Imagina este tipo de estratégia sendo aplicada ao seu negócio? Nossa equipe é especializada em pensar, elaborar e executar as campanhas de marketing digital mais alinhadas às necessidades da sua marca. Quer saber como suas vendas podem decolar? Vem tomar um cafezinho com nosso time!