Se você ainda não montou uma equipe voltada ao crescimento na sua empresa, talvez seja hora de repensar isso. Afinal de contas, dispor de um time que desenvolva estratégias para impulsionar o negócio é essencial para quem quer otimizar os resultados.
Como criar uma equipe voltada ao crescimento
Em uma empresa que tem mindset de crescimento, a colaboração entre profissionais de diferentes áreas tem papel central no sucesso. Só assim, com uma atuação integrada, será possível encontrar os gargalos de crescimento do negócio.
Na prática, isso quer dizer que profissionais de marketing, produto, analistas de dados e designers precisam trabalhar em conjunto. Precisam formar uma equipe multidisciplinar, em que cada pessoa contribui de forma única no desenvolvimento de uma estratégia para alavancar a empresa. Tudo isso por meio de oportunidades de melhorias em processos, serviços ou produtos.
No entanto, essa integração nem sempre ocorre fluidamente. Por isso, você deve recrutar profissionais com perfis dinâmicos, que saibam trabalhar em equipe. Além disso, cada um precisa estar bem alinhado com as metas da empresa. Também precisam compreender o negócio, de forma a desenvolver ações capazes de gerar crescimento.
E o número de profissionais para a equipe? Isso depende diretamente do tamanho da empresa. É possível ter uma pessoa responsável por cada área ou, então, várias. Se você estiver montando um time, vale começar com um grupo menor.
Os profissionais da equipe de crescimento
Tendo em mente que a multidisciplinariedade é importante, quais profissionais devem, então, ser recrutados?
Líder de crescimento
Esse profissional é aquele que fica responsável por conduzir o grupo, certificando-se de que todos estejam alinhados às metas e focos da empresa. Também é ele que atua como um guru para as decisões do time.
E não esqueça: o líder de crescimento também precisa colocar a mão na massa, participando dos processos criativos e experimentações. Capacidade de liderança, claro, também é fundamental para exercer essa posição em uma equipe.
Gerente de produto
Importante na composição de uma equipe de crescimento, o gerente de produto monitora o desenvolvimento dos produtos. Além disso, é ele que transita entre os departamentos, a fim de criar um trabalho com maior nível de integração possível.
Especialista em marketing
Quem hoje pensa em crescer não pode ignorar o marketing. Por isso, um especialista da área terá papel fundamental para analisar métricas, desenvolver estratégias de comunicação aliada a vendas e produzir marketing de conteúdo. Tudo isso para amplificar o potencial da empresa.
Analista de dados
Nem pense em não contratar um analista de dados para um time de crescimento. Isso porque, para ter sucesso nos negócios, é preciso fazer avaliações constantes. O analista de dados é capaz de coletar e analisar dados importantes, como os referentes aos clientes.
Com isso em mãos, é muito mais fácil ter insights produtivos e avaliar o que funciona na empresa e o que deve ser modificado.
Designer de produto
O produto, muitas vezes, é o primeiro ponto de contato do cliente com a empresa. Por isso, ele deve ser bem desenvolvido – coisa que um desinger é capaz de fazer. Esse profissional fica responsável por criar as especificações do produto.
Isso afeta diretamente o consumidor. Quanto melhor for a usabilidade do produto, mais sucesso terá a empresa em vendê-lo. E isso reflete em oportunidade de crescimento.