Confira o que dizem especialistas em crescimento e inspire-se nas palavras de quem já tem experiência na área.
No mundo corporativo, nunca se falou tanto em estratégias de crescimento. Com a explosão do marketing digital aliado às vendas, geração de leads e retenção de clientes, é cada vez mais importante que as empresas definam uma metodologia própria, adequada às suas dores e potenciais.
Nada melhor do que começar a dominar o assunto inspirando-se em quem já tem experiência na área.
Dicas especialistas em estratégias de crescimento
Neste artigo, elencamos ensinamentos de especialistas em alavancagem de negócios para você conferir.
1. Sean Ellis e Morgan Brown
No livro Hacking Growth, Ellis e Brown apontam que, para sobreviver à disrupção, todas as empresas devem elaborar uma estratégia de growth hacking. Sean Ellis é nada menos do que fundador desse termo, sendo um dos responsáveis pelo sucesso de empresas como Dropbox e LogMeIn.
“Atualmente, toda empresa – da startup mais intrépida à mais bem-estabelecida das organizações – precisa se valer do growth hacking. É isso, ou arriscar ser superada por uma concorrente que usa o método”, apontam.
O que os autores querem dizer é que, independente de você ter uma empresa pequena ou grande, tradicional ou moderna, a estratégia de crescimento sempre poderá se adaptar às características do seu negócio.
2. Joi Ito
Nessa palestra do TED Talks, Joi Ito fala sobre um tipo de inovação que parte de baixo pra cima e diz que as empresas devem focar suas atenções no “agora”. É preciso, segundo o diretor do Laboratório de Mídia do MIT, atentar para tudo o que está acontecendo ao seu redor.
Ito aponta que os empreendedores devem fazer algo simples: “Acho que é preciso parar essa noção de que você precisa planejar tudo, estocar tudo e estar totalmente preparado, e sim focar em estar conectado, sempre aprendendo, totalmente consciente e super presente”.
3. Tiago Mattos
http://channel.hbrbr.com.br/video/como-ser-uma-empresa-de-crescimento-exponencial-hbr-brasil-week
Em uma entrevista à revista Harvard Business Review Brasil, o co-fundador da escola Perestroika reflete sobre as métricas que são, de fato, importantes para as novas empresas. Segundo Mattos, hoje é preciso mensurar fatores como impacto, felicidade e grau de horizontalização de uma corporação.
Na visão do especialista, há um conjunto de métricas mais adequada conforme a cultura da empresa. Mas aquelas clássicas – número de funcionários, escritórios, faturamento e lucro – são, de acordo com Mattos, mais voltadas à economia clássica do que à nova economia. “Medir só isso não está totalmente de acordo com o contexto atual”, salienta.
E você, já refletiu sobre as métricas que analisa em sua empresa?
4. Philip Kotler e Milton Kotler
Os autores do livro Marketing de Crescimento atentam para o crescimento a partir do marketing, considerando a revolução digital como pano de fundo. Segundo eles, é preciso compreender esse novo cenário, que rompeu com muitas empresas tradicionais, além de tornar os clientes em reis.
E uma das dicas que os especialistas mencionam é sempre monitorar concorrentes imediatos. Mas não só isso. As empresas devem “prestar a mesma atenção a competidores que podem surgir numa garagem, com um novo produto ou um modelo de negócios empolgante – algo que ofereça preços mais baixos, qualidade superior e conveniência sem igual”.